O Psyllium é uma fibra natural encontrada na casca de sementes de uma planta chamada Plantago ovata.
Essa fibra tem a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com outros líquidos, pois apresenta alta absorção de água.
Isso faz com que ela se torne uma excelente opção para quem busca um alimento que auxilie na regulação intestinal, no emagrecimento e na prevenção e combate de algumas doenças que veremos a seguir.
O Psyllium serve para regular o funcionamento intestinal e consequentemente gerar inúmeros benefícios.
Inicialmente ele é digerido pelo estômago, seguindo para o intestino, onde absorve o excesso de água, amolecendo as fezes e estimulando o funcionamento normal.
Sabendo que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”, mantê-lo saudável é fundamental para combater infecções, reduzir inflamações e prevenir doenças.
O Psyllium por ter ação direta no funcionamento intestinal auxilia nos tratamentos de constipação, diarreia, colite e doença de Crohn.
Ele auxilia em processos de emagrecimento, na manutenção dos níveis de colesterol e açúcar e ainda na saúde do coração.
Como já comentado, o Psyllium é uma fibra natural que regula o intestino. Ele também é conhecido como um “laxante natural”.
Selecionamos então, os principais benefícios desta fibra poderosa.
O Psyllium age diretamente na melhora e na regulação do intestino, afinal, em 100 gramas do produto, 80 delas são apenas fibras.
Essas fibras quando em contato com água no intestino, absorvem este líquido e formam uma espécie de “gel”. Este “gel” limpa as impurezas da parede intestinal e ajuda a eliminar as toxinas.
Todo este processo facilita a formação e eliminação do bolo fecal, tornando o intestino regulado e mais saudável.
E por isso, o Psyllium é muito utilizado nos tratamentos de hemorróidas, constipações, colite e doença de Crohn.
Pode ainda ser utilizado em casos de diarreia, na regulação e limpeza das impurezas que estão causando este mal estar.
Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension afirma que o Psyllium por promover uma “limpeza” no intestino e favorecer a boa saúde do órgão, auxilia na regulação da pressão sanguínea.
O estudo constatou que os indivíduos que consumiram regularmente esta fibra, tiveram redução nos níveis de pressão arterial.
Em contato com a água, o Psyllium absorve o líquido e aumenta 20 vezes de volume dando a sensação de saciedade e diminuindo a absorção do carboidrato ingerido.
Para quem não consegue controlar a ingestão de alimentos devido a um maior apetite, essa sensação de estômago “cheio” ajuda a reduzir o consumo de alimento na refeição e com o tempo pode estabelecer uma relação saudável com a comida.
Importante ressaltar, o Psyllium ajuda a reduzir a absorção da gordura dos alimentos e não elimina diretamente a gordura corporal.
O fato de comer menos, com o tempo fará com que esta fibra natural auxilie a favorecer o emagrecimento.
As fibras do Psyllium fazem com que a velocidade da absorção dos carboidratos seja menor e ainda que não se transformem em moléculas de açúcar.
Estas fibras ajudam a manter um equilíbrio glicêmico principalmente após as refeições. Este equilíbrio é fundamental para pessoas com um quadro de diabetes.
O Psyllium melhora os níveis lipídicos reduzindo o colesterol ruim, o LDL, de acordo com uma pesquisa publicada em 2005 na revista Nutrition Noteworthy da Universidade da Califórnia.
Como já comentado, o Psyllium promove uma “faxina” no intestino e isso faz com o organismo absorva melhor os nutrientes e elimine impurezas, entre elas o colesterol ruim LDL.
Um estudo de 2012 publicado pela revista científica Molecular Nutrition and Food Research mostra que o consumo de fibra solúvel pode ajudar a gerenciar o colesterol.
fonte: https://my.oceandrop.com.br/como-tomar-psyllium/
Bela Cerealista | Rua Benjamim de Oliveira, 56 - Brás (Zona Cerealista) | São Paulo - SP | Telefone: (11) 3227-0097