O magnésio dimalato é um suplemento mineral formado por dois constituintes: o magnésio e o ácido málico.
Para produzir esse tipo de produto, indústrias farmacêuticas fazem uso de uma molécula de magnésio e duas de ácido málico. O magnésio dimalato não possui em sua composição estabilizantes de fórmula, como óxidos, amidos ou então excipientes, por exemplo.
Como se sabe, o magnésio é um mineral muito importante para nossa saúde. Afinal, como já disse várias vezes, ele atua diretamente no nosso sistema nervoso, trazendo tranquilidade e calmaria para seus consumidores. Além disso, esse mineral também participa de uma série de reações em nosso organismo.
Já o ácido málico é um composto orgânico, que pode ser encontrado de maneira natural em algumas frutas como uvas, maçãs, amoras e em cerejas. Essa substância pode ser facilmente sintetizada pelo nosso organismo, quando obtida diretamente através do consumo de alimentos in natura. Porém, sua forma sintética, ainda gera muita controvérsia no meio médico.
De modo geral, o magnésio dimalato é um suplemento indicado ou recomendado para aquelas pessoas que não conseguem adequar ou suprir suas necessidades diárias de magnésio através da alimentação.
Pessoas que possuem patologias, como insuficiência renal, ou algum tipo de doença inflamatória intestinal, como doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e até mesmo colite ulcerativa, que facilitam a ocorrência de diarreia, recebem a recomendação de consumo desse tipo de suplemento.
Sempre que falo sobre algum alimento, produto ou suplemento alimentar, minhas alunas ficam curiosas. Dessa vez, o questionamento foi: Dr. Rocha, quais são os benefícios do magnésio dimalato?
Pois bem, para responder esse questionamento, eu prefiro dizer que os possíveis benefícios do magnésio dimalato são:
Auxílio no processo de contração e relaxamento muscular;
Diminuição da fadiga muscular;
Melhora no desempenho físico, uma vez que a fadiga é diminuída;
Potencializa o funcionamento cerebral, por conta da presença de magnésio, que auxilia os impulsos sinápticos;
Combate a insônia;
Fortalece de maneira indireta o sistema imunológico.
A recomendação de uso desse tipo de suplemento, segundo os seus produtores, deve ocorrer sempre antes das principais refeições do dia. Ou seja, antes do almoço e do jantar.
Logo após o consumo do suplemento, ambas moléculas presentes na formulação são metabolizadas pelo fígado e liberadas previamente na forma de magnésio e ácido málico.
Dessa forma, ao caírem na corrente sanguínea, esses compostos chegam aos seus alvos, que são os mais variados tecidos, como musculatura, ossos e cérebro, por exemplo, para suprir, teoricamente as necessidades de seus consumidores.
A utilização do magnésio dimalato é contraindicada nas seguintes situações:
Pacientes com problemas renais;
Pacientes com problemas hepáticos;
Mulheres que estejam grávidas, tentando engravidar ou em período de lactação;
Pessoas que estejam fazendo uso de qualquer outro tipo de medicamento;
Crianças e adolescentes não devem ser submetidos ao uso de suplementos com magnésio dimalato sem recomendação médica.
O ácido málico, quando obtido diretamente de alimentos, não traz nenhum tipo de malefício.
Entretanto, quando obtido através de manipulações laboratoriais, esse composto pode trazer problemas graves de saúde. Os efeitos adversos mais comuns desse composto, estão diretamente relacionados ao sistema digestório – distensão abdominal, cólicas, diarreia e flatulências, são relativamente comuns em pessoas que fazem uso de suplementos com magnésio dimalato.
Além das alterações gastrointestinais, a ingestão de ácido málico, pode ocasionar ânsias de vômito, tonturas, náuseas e dores de cabeça extenuantes. Há relatos de pessoas que desencadearam reações alérgicas na pele, por conta do consumo desse tipo de suplemento vitamínico.
O ácido málico faz parte da família dos ácidos alfa-hidroxi, que são conhecidos por aumentar a sensibilidade da pele aos raios UVA e UVB. Dessa forma, queimaduras solares mais graves também são efeitos adversos muito relatados na literatura pelo consumo ou utilização de ácido málico na forma sintética.
Para pessoas que utilizam suplementos com a presença da substancia citada, o ideal é fazer uso de protetores solares, como forma de proteger a derme de queimaduras mais agressivas e até mesmo de outros problemas de saúde, como eczema, acne e até mesmo câncer de pele.
fonte: https://drrocha.com.br/magnesio-dimalato-%F0%9F%98%B4/
Bela Cerealista | Rua Benjamim de Oliveira, 56 - Brás (Zona Cerealista) | São Paulo - SP | Telefone: (11) 3227-0097